terça-feira, 2 de junho de 2009

COMO DECORAR E TORNAR SEU AMBIENTE FUNCIONAL E SOFISTICADO

DECORAÇÃO DE AMBIENTES

O Banheiro - Pensar na decoração desse ambiente é uma atividade muito prazerosa. Chega até mesmo ser divertido, pois ficamos perdidos com tantas coisas interessantes que estão disponíveis no mercado, são os metais, louças sanitárias, piso as tintas, móveis e etc. Pesquisar nos sites e nas revistas, escolher as opções e definir cada item do banheiro são fases necessárias para que o espaço ganhe originalidade, mas os cuidados não podem ficar apenas com a escolha do produto. Os cuidados com a limpeza e manutenção também são importantíssimos para garantir a beleza do espaço.

O Decorador Walmer Antônio Riani, quando perguntado sobre a melhor dica para se decorar um banheiro.Diz :
“O menos é mais!" Segundo ele, o investimento na construção ou reforma deste cômodo de uma casa é alto, representando cerca de 30% do total da obra. Por isso, Riani fala da importância da simplicidade no momento de decorar o ambiente.


Quando a pessoa não quer ou não pode contratar um decorador, o melhor é escolher o branco para pisos, louças e azulejos. Para combinar, os metais devem ser cromados e quanto aos tipos de gabinetes e móveis, devem ser mais funcionais e simples. Quem usa essa dica pode estar sempre mudando a decoração do banheiro.
"Numa semana, a pessoa pode colocar toalhas vermelhas, com chinelo combinando. Cansou, troca pelo verde. Assim, ela muda a decoração de acordo com os acessórios que escolher.


O Quarto - Ambiente utilizado em alguns casos para dormir, em outros para assistir TV e em outros para trabalhar (escritório em casa). Primeiro há a necessidade de estudar o caso, para depois decorar. Indicamos usar móveis planejados que atinjam o máximo de conforto e funcionalidade.

Aconselha-se o uso de cores vivas (laranja, roxo, verde, azul, etc) na parede que ficará atrás da cama (à cabeceira dela), e cores suaves (cru, bege, branco ou tons pastéis) nas demais.
A Iluminação é outro fator importante: lâmpadas amarelas (halógenas, dicróicas ou incadescentes) são mais confortáveis à vista e passam sensação de relaxamento, enquanto as econômicas e fluorescentes estressam. Defina primeiro o posicionamento dos móveis, para, só depois, planejar o local da iluminação. Os móveis para quarto são básicos: cama, guarda-roupas, cômoda, mas devemos ficar atento, disposição deles depende do tamanho e formato do quarto, mas procure deixar sempre passagens livres e nunca “congestionar” o quarto com muitos móveis.

A Sala.Quais cores usar? E os móveis? - É o local onde costumamos receber visitas, assistir TV e passar a maior parte do tempo na casa. Tem que ser um ambiente intimista, com iluminação calma e cores suaves. Caso decida pintar as paredes com cor diferente de branco, mantenha sempre o teto branco. As molduras de gesso deram vez à teto rebaixado de gesso com valas nos cantos. Os móveis seguem a mesma regra da decoração dos quartos e outros ambientes: evitar exageros. Sofá, rack, cristaleira, mesa ou poltronas, seja lá o que for, deixe sempre uma boa passagem e faça uma distribuição harmoniosa dos móveis. Quadros e fotografias podem complementar o visual e compor um clima familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário